Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATENÇÃO!!!!

Devemos estar "antenados" diantes das informações que nos cercam, e sem dúvida nehuma sobre o teor de sua verdade.
Hoje falaremos a respeito da Toxoplasmose, uma zoonose (doença transmitida dos animais para o homem e do homem para os animais).
A Toxoplasmose é uma doença que gera muita discusão e muita confusão gerada por alguns Médicos desinformados. Muitas vezes nos deparamos em atendimento de felinos trazido à clínica por sua proprietária que é gestante, e a mesma nos questionar a respeito de transmissão dessa doença, sua fisiopatologia, entre outras informações. E muitas delas, aflitas perguntam sobre que fazer com seu animalzinho, doar ou não doar seu animal?.
1º- felinos que se alimentam somente de ração e não tem vida livre não oferecem risco a saúde humana.
2º- Não podemos incriminar única e exclusivamente os felinos na cadeia de transmissão, a água e os alimentos mal lavados que contenham oocistos também são uma via importante na cadeia epidemiológica.
3º- Carnes mal cozidas que contenham Bradizoitos em suas fibras muculares também oferecem um grande potencial de risco. Portanto nuca coma carne cozida ou mal passada.
4º Os oocisto que são eliminados nas fezes de felinos portadores de Toxoplasma gondii, não oferecem risco (desde que não estejam em sua forma esporulada ou seja infectante), para evitarmos isso, devemos usar uma medida de controle: Fazer a limpeza diária de gatís e a remoção adequada e diária das fezes pois os oocistos necessitam de pelo menos 24 horas para esporularem e se tornarem infectantes. Lavar bem as mãos antes das refeições, usar luvas na prática de jardinagem pois gatos de vida livre podem contaminar o solo, não dar carne crua os felinos.
Cães não transmitem a doença como os felinos, portanto não doem seus cães.
Se seu felino encontra-se em circunstâncias duvidosas quanto a essa doença, o melhor será consultar um Médico Veterinário, caso ele não esteja nesse perfil e você toma os cuidados acima citados. Não dê o seu gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário